A gratidão vem do latim “gratia”, que significa literalmente graça, ou gratus (latim), que se traduz como agradável. Significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido.

Quando alguém te agradece por algo, como se sente? E quando você agradece, o que sente?

Gratidão é um sentimento complexo e cada dia mais pesquisadores estudam seus efeitos tanto no corpo, quanto na mente. O surgimento da Psicologia Positiva estimulou vários destes estudos.

De acordo com estudos da Associação de Psicologia Americana, após alguns estudos verificaram que pessoas mais gratas, apresentam: menores processos inflamatórios, bom-humor, maior qualidade no sono e menos fadiga.

Além dos benefícios para o corpo, também são identificados benefícios para mente, como: maior resiliência, aumento da autoestima e aumento do bem-estar.

gratidão

Maravilhosas constatações, não acha? Talvez neste momento pense: Mas e agora, o que faço para me conectar mais com o sentimento de Gratidão?

O presente texto têm dois convites:

1º Separe um momento de seu dia para agradecer ao menos 3 coisas ou situações que aconteceram durante o seu dia!

2º Demonstre sua gratidão por alguém ao menos 1 vez por dia.

São convites simples, e que podem fazer a diferença no nível de seu bem-estar e em sua vida, assim como na vida das pessoas que você convive…

 

Topa o Desafio?

Bianca Sousa